terça-feira, 11 de outubro de 2011

Mostra de cinema de SP terá produtor de 'O iluminado' e exibição de 'Fausto'
Jan Harlen foi cunhado de Kubrick e seu produtor em 'Laranja mecânica'.
'Fausto' venceu o Leão de Ouro no Festival de Veneza deste ano.

 
A organização da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo anunciou neste sábado (8) algumas das atrações de sua 35ª edição.

O evento vai de 21 de outubro a 3 de novembro, com 250 filmes exibidos em 22 salas espalhadas pela cidade, entre cinemas, museus e outros espaços.

Entre os convidados estará Jan Harlen, cunhado de Stanley Kubrick e seu produtor em filmes como "Laranja mecânica" e "O iluminado". Também foi incluído na programação o longa "Fausto", vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza 2011.

A arte do cartaz oficial da Mostra é assinada pelo cartunista Mauricio de Sousa.

Entre os filmes confirmados na programação estão "O amor não tem fim", de Julie Gavras; "Habemus papam", de Nanni Moretti; "O futuro", de Miranda July; A ilusão cômica, de Mathieu Amalric; além do documentáro 3D "Caverna dos sonhos esquecidos", de Werner Herzog.

Dos brasileiros, foram incluídos "O palhaço", de Selton Mello, e "Teus olhos meus", de Caio Sóh.

Fonte: globo.com

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

'É um orgulho', diz diretor sobre escolha de 'Tropa 2' para o Oscar
Longa-metragem vai representar o Brasil na premiação da Academia.
Em entrevista ao G1, José Padilha diz que ficou 'superfeliz' com anúncio.

Depois do anúncio de que o filme "Tropa de elite 2" vai disputar uma vaga no Oscar 2012, o diretor José Padilha afirma que ficou "superfeliz" por ser escolhido para representar o país.

“É um orgulho para mim e para toda as pessoas que trabalharam na realização do 'Tropa 2'”, disse o cineasta em entrevista.

O Ministério da Cultura divulgou no Rio de Janeiro, a seleção do longa-metragem como representante do Brasil na corrida pelo Oscar de melhor filme estrangeiro.

O produtor de "Tropa 2", Marcos Prado, diz que acredita que a sequência tem "chances reais" de levar uma estatueta da Academia de Hollywood. "O filme não é tão violento quanto o original e traz uma narrativa sensível sobre família; estaremos concorrendo de igual para igual com produções de outros países", afirma o produtor.

Marcos Prado afirma ainda que, em sua opinião, a produção não é negativa para a imagem do Brasil no exterior. "As pessoas nos EUA já têm noção do que acontece aqui, nada que mostramos é novidade", diz.

Segundo Prado, o longa-metragem chega aos cinemas de dez capitais americanas dia 11 de outubro e isso deve ajudar na campanha para que a obra fique entre os finalistas da premiação. "É uma etapa difícil, porque temos que fazer com que os membros da Academia se interessem e assistam ao filme", completa. "Temos que estimular o boca a boca."

Seleção
"Tropa de elite 2" foi escolhido por uma comissão especial a partir de uma lista de 15 concorrentes, que incluía "Bruna Surfistinha", "Assalto ao Banco Central", "As mães de Chico Xavier", entre outros.

A comissão é formada pela secretária do audiovisual do Ministério da Cultura, Ana Paula Dourado Santana; pelo presidente da Associação Brasileira de Cinematografia, Carlos Eduardo Carvalho Pacheco; pelo ministro do Departamento Cultural do Itamaraty, George Torquato Firmeza; e pelos representantes da Academia Brasileira de Cinema, Jorge Humberto de Freitas Peregrino, Nelson Hoineff, Roberto Farias e Silvia Maria Sachs Rabello.

"Por sua qualidade técnica e artística, 'Tropa 2' saltou à frente dos outros indicados", disse a secretária do audiovisual, Ana Paula Santana, que acrescentou que a votação entre os membros da comissão foi unânime.

"'Tropa 2' é um filme com autêntica chance de ganhar uma indicação. E, sendo indicado, é um filme com autêntica chance de vencer o Oscar", opinou Hoineff, membro da comissão de seleção. "Essa continuação é mais bem acabada: o roteiro é melhor, a fotografia é melhor, por isso teve uma receptividade maior do público", disse o cineasta Roberto Farias, que também faz parte do grupo.

Segundo a secretária do audiovisual, os produtores de "Tropa de elite 2" vão receber apoio "logístico e financeiro" do governo para promover o longa-metragem no exterior e apoiar a candidatura a uma vaga na disputa do Oscar de melhor filme estrangeiro.

Fonte: globo.com

domingo, 9 de outubro de 2011

Divulgado trailer de 'My week with Marilyn', com Michelle Williams
Filme é baseado na semana em que Colin Clark trabalhou com a diva.
Emma Watson, Kenneth Branagh e Judi Dench estão no elenco.

Foi divulgado nesta semana o primeiro trailer de "My week with Marilyn", aguardado filme em que Michelle Williams interpreta a diva do cinema (assista).

O longa de Simon Curtis se baseia na semana que o escritor britânico Colin Clark trabalhou como assistente de Marilyn, em meados de 1956, quando ela filmava "O príncipe encantado" na Inglaterra. A estreia mundial do filme está prevista para este mês no Festival de Nova York.

Em "O príncipe encantado", a atriz, maior símbolo sexual da sua época, contracenava com um gigante da dramaturgia, Sir Laurence Olivier. Marilyn na época estava na sua lua de mel com o marido, o escritor Arthur Miller. Quando ele foi embora, Clark ficou encarregado de apresentar a vida do Reino Unido a ela.

Clark registrou essa semana em um diário, que teve trechos lançados em dois livros, em 1995 e 2000. Kenneth Branagh (Olivier), Dougray Scott (Miller), Emma Watson e Judi Dench também estão no elenco da adaptação para as telas.

Fonte: globo.com