sábado, 31 de dezembro de 2011

Painéis solares transformam guarda-sol em carregador

Segundo matéria divulgada pelo site Ciclo Vivo, o guarda-sol Solaris é formado por painéis solares fotovoltaicos que permitem recarregar qualquer equipamento eletrônico com energia solar.


O projeto foi desenvolvido por um trio de designers industriais: José Vicente, de Lisboa, André Castro e Elizabeth Remelgado, ambos de Montreal. É bastante útil para quem usa os eletrônicos para se manter informado ou simplesmente deseja se manter conectado enquanto aproveita o sol em um sítio ou clube, mas é ainda mais útil se estiver embarcado, por exemplo.


O objetivo do grupo era facilitar a vida das pessoas ao incentivar o trabalho em casa, reduzindo as emissões de CO2, criando um novo ambiente de trabalho e lazer e ainda utilizando o sistema de painéis solares para recarregar laptops, celulares e outros eletrônicos de uso básico no dia a dia.

style.greenvana.com

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Filho de John Bonham não descarta possibilidade de reunião do Led Zeppelin
Após rumores de que a banda poderia tocar na abertura das Olimpíadas de 2012, Jason Bonham falou a tabloide britânico sobre as chances do grupo voltar

Após rumores de que o Led Zeppelin poderia voltar à ativa para a abertura das Olimpíadas de 2012, em Londres, o filho do baterista John Bonham, Jason, falou ao tabloide The Sun sobre a possibilidade de o grupo retornar.

"Para mim, você nunca pode dizer nunca", afirmou o músico, que foi o baterista do Led Zeppelin no último show da banda em 2007, na London O2 Arena. "Eu não falo com Robert [Plant] há seis meses, mas ele está se divertindo. Se você me perguntar hoje o que vai acontecer, realmente não há nada para falar. Mas também, se você perguntasse para mim em 2007 se eu ia tocar com o Led Zeppelin em dezembro daquele ano, eu diria que você é maluco. Então, nunca se sabe."

Caso os rumores a respeito da reunião do Led Zeppelin não se concretizem (Plant já se mostrou contrário a ideia diversas vezes), os Rolling Stones podem substitui-los, já que uma turnê de 50 anos do grupo de Mick Jagger e Keith Richards pode acontecer em 2012. Para os shows de encerramento, as Olímpiadas de Londres devem trazer o ex-beatle Paul McCartney.

rollingstone.com.br
Slash quer encerrar brigas com Axl Rose
"Neste momento, eu quero dar um descanso nisso", disse o ex-guitarrista do Guns N' Roses; público espera reunião da formação original para show no Hall da Fama do Rock and Roll

Após Axl Rose declarar que um dos empecilhos para a reunião da formação original do Guns N' Roses é seu problema pessoal com Slash, o guitarrista afirmou querer fazer as pazes com o músico em favor da homenagem que a banda receberá do Hall da Fama do Rock and Roll, em 14 abril de 2012. As informações são do semanário britânico NME.

"Neste momento, eu quero dar um descanso nisso", declarou Slash, em entrevista à revista Esquire. "A nossa separação foi tranquila. Mas, porque havia muita atenção nisso - e se íamos voltar um dia - acabou se transformando neste monstro que gerou uma animosidade que não era o foco, para mim. Nenhum de nós quer estar em cima da garganta do outro, por qualquer motivo."
O guitarrista destacou também que se orgulha pelo que o Guns N' Roses alcançou em seu tempo de existência, e pela entrada da banda no Hall da Fama. "Quando eu vejo vídeos do Guns N' Roses, eu vejo aquela porra daquela raiva e atitude", afirmou Slash. "Você não podia foder com aqueles cinco caras. Era apenas cru. Era uma coisa magra e faminta em crescimento. Era sincero como qualquer outro rock and roll que eu já tinha ouvido e eu estou orgulhoso disso."

rollingstone.com.br
Nome e possível capa de novo álbum de Paul McCartney são divulgados
Site Amazon já disponibiliza Kisses on the Bottom para pré-venda; ouça "My Valentine" aqui

O site de compras Amazon divulgou nesta sexta, 30, o nome e a possível capa do novo álbum de Paul McCartney. Kisses on the Bottom já está disponível para pré-venda ao preço de US$ 15 (cerca de R$ 27) e deve ser lançado no dia 7 de fevereiro.

Com participações de Eric Clapton e Stevie Wonder, o álbum será uma mistura de canções autorais e covers, conforme disse McCartney anteriormente. “Quando comecei a compor, percebi como essas canções eram bem estruturadas e eu acho que elas serviram como boas lições para mim”, disse ele, por meio de comunicado à imprensa internacional. “Sempre gostei de artistas como Fred Astaire. Compositores como Harold Arlen, Cole Porter, esses caras. Achava que as canções eram mágicas.”

Ouça abaixo "My Valentine", parceria de McCartney com Eric Clapton, e veja a tracklist de Kisses on the Bottom:


1 - "I'm Gonna Sit Right Down and Write Myself a Letter"
2 - "Home (When Shadows Fall)"
3 - "It's Only a Paper Moon"
4 - "More I Cannot Wish You"
5 - "The Glory of Love"
6 - "We Three (My Echo, My Shadow and Me)"
7 - "Ac-Cent-Tchu-Ate the Positive"
8 - "My Valentine"
9 - "Always"
10 - "My Very Good Friend the Milkman"
11 - "Bye Bye Blackbird"
12 - "Get Yourself Another Fool"
13 - "The Inch Worm"
14 - "Only Our Hearts"

rollingstone.com.br

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Projeto da nasa quer captar energia do sol no espaço

Muitas alternativas relacionadas à questão energética estão sendo divulgadas mundo afora. Mas esta solução é realmente extraordinária, ou mais exatamente extraplanetária.

É prevista a instalação de centrais para captação de energia solar na órbita terrestre em um prazo de dez a vinte anos, segundo um informe preparado pela Academia Internacional de Astronáutica, de Paris.

Segundo divulgado no site EnLineaDirecta, a equipe de trabalho do projeto foi liderada por John C. Mankins, ex-chefe do Departamento de Tecnologias Inovadoras da Nasa.

Os satélites que conterão quilométricos painéis solares vão transmitir energia à Terra por micro-ondas eletromagnéticas ou laser. Projeto audacioso, não? Uma das vantagens da enorme plataforma que poderá ser lançada em nossa órbita geoestacionária é a possibilidade de captar energia durante todo o dia, já que não sofrerá interferência da sombra da Terra.


Mesmo a energia solar sendo uma tecnologia antiga, sua conversão em eletricidade ainda não é uma solução eficaz a ponto de substituir definitivamente as fontes comuns e mais poluidoras.

O potencial desse projeto da Nasa é sete vezes maior no espaço: os painéis poderão captar 1.371 Watt por metro quadrado, na Terra são possíveis  200 Watt por metro quadrado. Isso porque no espaço a luz não é filtrada por atmosfera e nuvens. O Sol emite energia 7.700 vezes maior do que necessita a humanidade.

A agência espacial japonesa está envolvida na pesquisa, procurando investimentos e apoio governamental para o projeto que poderá custar bilhões de dólares. A agência já apresentou um projeto para uma gigantesca plataforma com quatro quilômetros quadrados de paineis solares.

style.greenvana.com
Cuidados necessários quando buscar um imóvel ecológico

Você que está decidido a adotar hábitos sustentáveis e ter um imóvel ecológico, confira algumas dicas para encontrar o lar doce lar perfeito dos seus sonhos.

De acordo com matéria publicada no site ECOnservar, infelizmente é difícil encontrar uma construção totalmente ecológica, mas é possível encontrar casas com esse potencial. Veja quais são as perguntas certas na hora de procurar a casa ecologicamente correta.


- Procure saber se a casa tem espaço para enterrar uma cisterna de água de chuva. Mesmo que o local não disponha de um sistema de coleta de água pluvial, que pelo menos ofereça condição para instalar um sistema de captação.

- Pesquise se é possível instalar equipamento para captação de energia solar. 
A conversão da energia solar em eletricidade permite uma boa economia.

- Verifique se há área de escoamento. 
Se o terreno não tem área para a água da chuva escoar, veja se seria possível criá-la trocando calçadas e acessos por pavimento permeável que ajude a aliviar a rede de esgoto.

- Veja se a iluminação e a ventilação naturais são boas. 
A ideia é que você gaste o mínimo possível com iluminação artificial durante o dia, já que o sistema natural deve dar conta das necessidades mais básicas.

- Informe-se sobre a existência de ciclovias por perto. 
Com a finalidade de passear, fazer exercício ou ir ao trabalho, as ciclovias já fazem grande diferença como alternativa aos carros para reduzir o impacto no meio ambiente.

- O jardim deve ter um espaço suficiente para plantar uma horta. 
Quem segue à risca hábitos sustentáveis e saudáveis planta seus próprios alimentos no jardim de casa.

- Certifique-se de que a rede elétrica do imóvel ecológico é 220V. 
Como a circulação da corrente elétrica é menor, acaba sendo mais econômica que a de 110V.

- Descubra qual a oferta de serviços básicos. 
Dê preferência a fazer tudo à pé. Por isso, é interessante que supermercado, farmácia e banco, por exemplo, sejam próximos de onde você mora.

style.greenvana.com
Rolos de papel higiênico são recusados como sementeiras

A reutilização de materiais volta e meia acaba causando uma surpresa. Não foi diferente nesta aplicação da técnica upcycled, um primeiro passo para decorar a casa com vasos de plantas. Vários rolos de papel higiênico formaram uma sementeira. É muito simples de fazer em casa, como destacou o site Ciclo Vivo. Você pode até incentivar as crianças a plantar, cultivar e cuidar da natureza de forma correta. É possível ter vasos de flores, sua própria horta de temperos, colaborar para deixar sua cidade mais verde ou mesmo começar a cultivar bonsai.


Basta separar alguns rolos de papel higiênico, cortá-los ao meio e organizá-los um ao lado do outro em um recipiente. Depois, coloque um pouco de pedra no fundo para a água não levar a terra e deposite as sementes que você quiser na terra. Após alguns dias mantendo a terra úmida, as sementes vão começar a brotar, e você finalmente poderá passá-las para um jardim ou vaso.

Vale a pena lembrar que nessa fase de brotação não se deve deixar a sementeira diretamente no sol, principalmente no verão. Também é necessário verificar o melhor período do ano para cada semente germinar, do contrário, você poderá se frustrar.

Não precisa jogar o rolo fora para transplantar o broto, apenas coloque-o diretamente no solo e o cubra com terra. Com essa técnica você ajuda a reduzir o descarte de materiais e passa a ter mais contato com as plantas. Veja a foto. Ficou interessante, não?

style.greenvana.com
Acessórios guardam bicicletas em espaços pequenos

Com as mudanças climáticas, cada vez se fala mais em manter o carro na garagem (ou na concessionária) e seguir de bicicleta para o destino. Mas, se você vive ou está acostumado com espaços pequenos, onde guardá-la? Para oferecer essa reposta, os britânicos da Quarterre Studios desenvolveram uma linha de acessórios para as bikes que une a beleza do design às necessidades dos apartamentos miúdos.

Um dos exemplos é este suporte que pode receber a maioria dos tamanhos de rodas. Ele tem um acabamento em couro para pendurar capacetes (item indispensável para pedalar com segurança) e mantém a bicicleta erguida. Útil para uma varandinha.


Outras dicas são esta chapa de aço dobrada para sustentar a bike pelo tubo superior e esta outra estrutura, que suspende até duas bicicletas. Couro de alta qualidade protege o quadro da bicicleta, e todas as madeiras têm certificação da FSC. Vale lembrar que é preciso ter uma parede robusta para suportar o peso.



Os modelos não podem ser considerados baratos, mas são ideais para espaços pequenos.

style.greenvana.com
Conheça as 5 bicicletas dobráveis mais incríveis de 2011

A popularidade das bicicletas dobráveis ​​é crescente. Muitas empresas e designers que se preocupam com o equilíbrio do meio ambiente aproveitam para criar novos modelos cada vez mais úteis e modernos desse meio de transporte alternativo. Além de explorar um mercado em expansão, o foco nas bikes pode reduzir os congestionamentos nas grandes cidades e, claro, contribuir para o combate às mudanças climáticas.  Conheça alguns dos modelos de 2011 em destaque, que podem ser transportados mais facilmente:

1. Dubike
Criada pelo estudante polonês David Fionik, a curiosa Dubike ficou entre os 35 melhores projetos do SolidWorks Design Contest. A incrível bicicleta dobrável tem um formato inusitado e, ao ser compactada, suas partes ficam acopladas às duas rodas, permitindo que ela seja guardada em qualquer lugar. E é um facilitador para pais levarem seus filhos a parques caso seja longe e necessário ir de carro.


2. Sorena
Esta bicicleta de design elegante e moderno ganhou o nome de Sorena e foi projetada por Mahdi Momeni. Com o intuito de atrair o público jovem, pode ser usada por ambos os sexos, é extremamente leve e muito resistente. Com tubo superior ajustável, o usuário consegue dobrá-la e carregá-la facilmente. Sorena ganhou o primeiro prêmio do 15th International Design Competition.


3. E-Bike
A bicicleta dobrável E-Bike foi projetada por Gabriel Wartofsky. Feita de madeiras leves e com motor elétrico, também pode ser dobrada facilmente e transportada para qualquer lugar. Seu design inovador permite até levar mochilas ou malas de viagem na garupa.


4. Folding Bike Concept
Esta curiosa bicicleta criada por Weiche Wu e Lin Minhan foi inspirada em um carrinho de compras. Leve e fácil de transportar, ela é mais alta que as bicicletas dobráveis normais disponíveis no mercado e tem um mecanismo de dobragem bem simples. A distância mais curta entre eixos permite que pessoas com pernas longas sintam-se confortáveis ao pedalar. Mas cuidado com buracos.


5. YikeBike
Uma fusão entre bicicleta elétrica e dobrável, a YikeBike recentemente adicionou sua nova versão ao mercado. Com motor elétrico e construída com materiais baratos, é a bicicleta utilizada dentro do campus da empresa Google.

style.greenvana.com
Capa de chuva tem capuz que dispensa guarda-chuva

Para que segurar um guarda-chuva quando você pode andar com as mãos livres em dias chuvosos? A capa de chuva Umbrella Coat serve como um macacão impermeável de corpo inteiro que incorpora um guarda-chuva como capuz, liberando as duas mãos, reduzindo o desconforto. Criado por Athanasia Leivaditou, do Studio NL, a Umbrella Coat é útil e muito estilosa.



Caso seja necessário passar por algum lugar com água empoçada, por exemplo, é possível levantá-la, como uma calça, e em caso de chuva de vento, há uma membrana de plástico transparente que protege o rosto.

A característica de deixar as mãos livres se torna muito importante para quem precise carregar uma sacola impermeável ou estiver com uma criança, por exemplo. Com seu design fashion exclusivo, a capa de chuva alia moda e praticidade.


Vencedora do Prêmio de Design “Design Award in Fashion and Jewellery Design”, a Umbrella Coat  ainda não está disponível no mercado, mas Leivaditou está trabalhando para colocar seu projeto em produção. Ela já desenvolveu um protótipo de couro sintético de origem local e estrutura de alumínio para o capuz que funciona da maneira que imaginou.

style.greenvana.com
GREENPEACE vai ajudar a deixar o FACEBOOK mais verde

Já imaginou quanto de memória é necessário para salvar todas as informações que todas as pessoas compartilham no Facebook, sem contar as fotos de cada um dos 800 milhões de usuários?

Assim como muitas outras empresas que dependem de servidores ligados 24 horas, o Facebook é um grande consumidor de energia elétrica. A maior rede social do mundo é alimentada com energia do carvão, um combustível fóssil cuja queima contribui bastante para o aquecimento global.

Preocupado com isso, o Greenpeace lançou uma campanha em 2010 cobrando um Facebook mais verde, usando energias mais limpas no lugar do carvão para manter seus datacenters ligados. Mais de 700 mil internautas apoiaram a causa e, finalmente, após 20 meses de mobilização, a rede social anunciou que vai investir na geração e uso de energias renováveis.

Balão do Greenpeace sobrevoou, em abril, a sede do Facebook nos Estados Unidos
com a mensagem: “Junte-se à revolução energética”. © Kim White / Greenpeace

“O Facebook acredita que nossas matrizes energéticas um dia serão limpas e renováveis e trabalhará com o Greenpeace para que esse dia chegue mais rápido”, disse Marcy Scott Lynn, do programa de sustentabilidade do Facebook, em entrevista à ONG. “O Greenpeace tem tido grande êxito em usar o Facebook como plataforma para divulgar sua mensagem e engajar as pessoas em suas causas. Estamos ansiosos para trabalhar em conjunto e explorar novas maneiras de levar aos usuários os problemas ambientais que são de interesse de todos”, disse.

style.greenvana.com
Indústrias de plástico vão combater ida de lixo a oceanos

Indústrias de plástico, finalmente, estão preocupadas com a quantidade de plástico despejada nos oceanos. Visando a uma melhoria para esse problema, criaram um plano global de ações com a proposta  de desenvolver formas eficazes e inteligentes para dar outro fim a esses resíduos, como, por exemplo, a reciclagem.

Segundo matéria publicada no site da revista Superinteressante, não é somente o plástico nos oceanos que preocupa os especialistas. Outros materiais, como garrafas de vidro e latas, também entraram na lista de prioridades.


De acordo com dados da United Nations Environmental Program, cerca de 70% do lixo marinho vai para o fundo do oceano, ou seja, não fica visível na superfície e, por isso, fica difícil perceber a gravidade do problema.

A questão foi reconhecida na Declaração de Soluções para o Lixo Marinho, adotada por 54 empresas até agora. Consiste em cobrar das indústrias de plástico alguns compromissos, como contribuir para soluções em parcerias público-privadas que tenham como objetivo a prevenção de descarte de detritos no mar, trabalhar junto com a comunidade científica para entender e avaliar melhor os impactos e as soluções propostas para o problema, promover a aplicação de leis existentes para eliminar o lixo marinho e trabalhar para recuperar mais produtos plásticos para reciclagem. Essas ações entrarão em vigor já em 2012.

style.greenvana.com
Bicicleta inteligente troca marchas pela força da mente

A parceria de dez semanas da equipe Toyota Prius com a empresa Parlee Cycles resultou em um projeto inovador: a bicicleta inteligente PXP. A Toyota desenvolveu uma superbicicleta feita de carbono, capaz de “memorizar” trajetos, acompanhar funções fisiológicas e até trocar marchas com a ajuda dos impulsos cerebrais do ciclista.


Sim, a ideia é essa mesmo. Até porque, em se tratando de um projeto desenvolvido nas oficinas do Massachusetts Technology Institute ( MIT), a ousadia tecnológica ganha possibilidades quase ilimitadas.

A inovação quase científica não deixou de contar com uma aerodinâmica de alta performance e dirigibilidade, almejada pela equipe da Toyota, que desejou com o projeto estender o conceito de transporte inteligente lançado pelo Prius.

O sistema básico da bike conta com um transmissor wireless instalado no assento, que se comunica com um smartphone acoplado ao guidão. O aplicativo do smartphone mostra informações sobre a velocidade empregada no trajeto, além dos batimentos cardíacos, podendo chegar a conclusões sobre os padrões de circuito percorridos.


A parte mais high-tech e experimental fica por conta do “capacete neural” que pode ser usado opcionalmente. O invento tem eletrodos para captar a atividade neuro-elétrica do ciclista e transformar esses impulsos de informação em ordens para o aplicativo do smartphone.


A experiência teve sucesso depois de inúmeras tentativas, levando-se em conta situações adversas que podem acontecer no trajeto do ciclista e como isso afeta o envio desses impulsos cerebrais. A equipe Parlee já avisa que a produção da bicicleta está longe de ser viável no momento, mas com a velocidade em que os projetos tecnológicos são viabilizados hoje em dia, quem sabe o “demorar” da equipe não passe de um ano…

Veja o vídeo:
style.greenvana.com
Preservar meio ambiente é parte do cotidiano de crianças

Hoje em dia, termos como “sustentabilidade” são um conceito estranho para grande parte da sociedade, mas tudo indica que entre crianças de até 12 anos, essas noções já estão sendo bem assimiladas a ponto de fazerem parte de campanhas de empresas que buscam pelos consumidores da nova geração.

Segundo matéria divulgada no site Mundo do Marketing, a grande questão é que o mundo está em um processo de transformação significativo e que provavelmente vai levar as gerações futuras a ser muito mais sustentáveis do que nós, agora.

Diversas iniciativas corporativas seguem essa nova realidade para não se distanciarem das novas exigências do mercado, principalmente porque o que agrada uma criança, geralmente agrada a toda a família.

Marcas como Tang, Danone e Pritt estão mais ligadas em conteúdo sobre o meio ambiente e desenvolvem oficinas, brigadas de reciclagem e jogos educativos para o público menor de 12 anos.


Tornando a sustentabilidade atraente às crianças, elas se sentem mais à vontade para falar dela e se divertir. Jogos patrocinados pelo Tang ensinam as crianças a ter consciência e responsabilidade ambiental, transmitindo valores que servem de parâmetro para a vida  em um mundo ecologicamente correto.

Ao lançar o Banco Imobiliário Sustentável, a Estrela investiu pesado na questão, disponibilizando um jogo todo feito com matérias-primas renováveis, além de divulgar às crianças informações sobre reservas naturais, poluição e companhias de reflorestamento, por exemplo. Elas aprendem brincando, que é a melhor forma.

Já tratamos aqui no Greenstyle do “Danoninho para Plantar”, onde a Danone se destacou por criar a floresta de pixels, que incentivou e ajudou no reflorestamento da Mata Atlântica por meio de redes sociais. As crianças também foram incentivadas a utilizar o copinho para plantar sementes disponibilizadas na embalagem do produto.


O Tang também esteve associado à iniciativa Esquadrão Verde para que as crianças ajudassem o meio ambiente ao criar a maior escultura de lixo reciclável do mundo, reutilizando embalagens de Tang, o que faz sentido.

E não podemos deixar de falar da Campanha Pritt Volta às Aulas 2012, com o slogan “Recicle e Crie seu Mundo”, que oferece oficinas de artes manuais com materiais reciclados. Iniciativas como essas fazem com que essa nova geração se integre e domine o assunto que futuramente pode fazer do nosso meio ambiente e do planeta lugares melhores.

style.greenvana.com
SKATES reciclados dão origem a esculturas de madeira

No lugar de acabar em aterros sanitários, skates estão sendo reciclados e utilizados para a arte. O escultor japonês Haroshi, que também é skatista, usou skates reciclados que juntou ao longo dos anos para preparar suas obras.

As criações, que não se parecem em nada com um skate, são elaboradas a partir de mosaicos de madeira, pontos e pixels, onde cada elemento é cortado em diferentes formatos ou mantido em sua forma original para depois serem trabalhados até surgir a arte final.


Ainda mais fascinante é a face oculta que Haroshi adotou para suas obras, criadas a partir da tradição japonesa de dar uma “alma” a cada escultura, adicionando um “coração” simbólico dentro de sua estrutura. Seguindo essa tradição, Haroshi criou uma forma particular de tornar as peças únicas: há um objeto de metal enterrado dentro de cada uma.


Para ele, depositar esse tipo de peça de metal dentro de uma obra de arte é uma forma única de dar vida à arte elaborada com skates reciclados. O resultado de sua dedicação fica claro nestas imagens.

style.greenvana.com

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Devemos convencer quem amamos a ter vida mais sustentável

Você é daquelas pessoas que está sempre tentando encontrar um jeito mais sustentável de levar a vida? Que volta e meia se sente culpado por estar dentro de um carro quando poderia ter ido a pé ou por estar carregando uma sacola plástica quando poderia ter lembrado de levar a retornável? Então, provavelmente, já se esforçou para tentar mudar as pessoas que vivem ao seu redor.


Uma designer americana chamada Mirra Fine contou sua história em seu blog: as pessoas não deveriam tentar mudar quem amam, deveriam levá-las para uma viagem de seis meses onde teriam que dormir em cavernas, comer insetos, ficar semanas sem lavar a roupa e conhecer pessoas que matam animais à noite. Depois de uma viagem como essa, Mirra diz que é impossível alguém continuar sendo o mesmo – por experiência própria.

Ok, levar nossos queridos para uma viagem tão longa no estilo “sobreviva-se-for-capaz” é um pouco radical demais. Então vamos ser realistas. O que podemos fazer para convencer família e amigos a ter uma vida mais sustentável?

Primeiro de tudo: devemos, é claro, tentar convencê-los. Afinal, se somos mesmo ativistas, ambientalistas ou apenas amantes da natureza, não podemos acreditar que sozinhos faremos a diferença. O esforço deve ser coletivo, pois só com bilhões de atitudes individuais vamos conseguir uma mudança significativa por aqui.

Mas, às vezes,  somos tão incisivos em fazer o outro mudar seus hábitos, como, por exemplo, desligar as luzes ao deixar um ambiente, que acabamos sendo rotulados de “eco-chatos”.

Então, se você escolheu entrar nessa batalha, decida quais serão  suas estratégias com sabedoria. Não adianta tentar empurrar uma ideologia goela abaixo. Como obrigar alguém a separar o lixo reciclável sem que ele entenda as razões para isso.

Talvez a melhor estratégia seja simplesmente se animar com esse estilo de vida. As pessoas vão ver sua alegria, e, de repente, vão começar a se sentir instigadas a viver como você. Já tentou agir assim?

*Texto baseado no artigo de Sami Grover, publicado no site TreeHugger.

style.greenvana.com
Conheça 10 profissões "VERDES" segundo dados da ONU

Primeiro de tudo, é importante saber o que são as profissões verdes. De acordo com o Programa Ambiental das Nações Unidas, estão relacionadas a atividades agrícolas, fabricação, pesquisa e desenvolvimento administrativos e serviços que contribuam substancialmente para preservar ou restaurar a qualidade ambiental.
Segundo matéria divulgada pelo Yahoo Green, esse tipo de atividade ajuda na economia e deixa o ambiente mais limpo para as próximas gerações. Conheça 10 carreiras que podem fazer diferença para o planeta.


Instalador de Energia Solar
Fazer e instalar sistemas de energia solar já dá emprego a cerca de 770 mil trabalhadores no mundo. Essa profissão demanda instalação de aquecedores solares de água e células fotovoltaicas, por exemplo, com habilidades de construção. E as oportunidades estão disponíveis em várias partes.

Agricultor
A agricultura sustentável é importante e estimula atitudes ecológicas. Requer pequena escala, é local, utiliza métodos orgânicos ao invés de métodos à base de petróleo, máquinas e fertilizantes. E abre oportunidades para mais trabalhadores similares, tais como jardineiros urbanos, mercado de fazendeiros e queijeiros artesanais, por exemplo.  É uma das profissões verdes mais comuns.

Guarda-florestal
São responsáveis pela silvicultura moderna, uma combinação complexa de finanças internacionais, conservação e desenvolvimento. De acordo com o Banco Mundial, cerca de 1,6 bilhão de pessoas dependem da floresta para subsistência.

Eficiência energética
Os edifícios são responsáveis ​​por até 48% do uso de energia dos Estados Unidos e as emissões de gases de efeito estufa. LEED, a principal certificação verde para edifícios, tem mais de 43 mil profissionais credenciados.

Fabricante de turbinas eólicas
O vento é a principal fonte de crescimento de energia alternativa com mais de 300 mil empregos em todo o mundo. As turbinas são de metal e criam uma oportunidade para trabalhadores autônomos.

Biólogo de conservação
A busca urgente por preservar a integridade dos ecossistemas em todo o mundo e de quantificar o valor de serviços de ecossistemas leva a oportunidades em ensino, pesquisa e trabalho de campo para governos, organizações sem fins lucrativos e empresas privadas.

MBA verde e empreendedor
Inclui serviços empresariais como a investigação e a consultoria legal e conta para a maioria dos empregos verdes, que são mais de 400 mil. Isso inclui tudo, desde o marketing até ser um vice-presidente de sustentabilidade dentro de uma grande empresa.

Reciclador
Embora o mercado para papel e plástico esteja sofrendo com a crise econômica mundial, a demanda por aço para reciclagem ainda é forte, já que 42% da produção saiu da sucata em 2006. A reciclagem continua a ser uma forte alternativa econômica. Há uma grande necessidade de empresas especializadas em fechar o ciclo de reciclagem e reaproveitar resíduos eletrônicos, roupas, sacos plásticos, resíduos de construção e outros materiais.

Desenvolvedor de sistemas em sustentabilidade
A economia verde precisa de um grupo de desenvolvedores de software especializados e engenheiros para projetar, construir e manter as redes de sensores e modelagem. Eles mantêm parques eólicos, redes inteligentes de energia e outros sistemas de inteligência que buscam substituição dos recursos naturais.

Urbanista
Planejamento urbano e regional é o pilar da busca para reduzir a pegada de carbono. O fortalecimento dos sistemas de transporte de massa e o incentivo ao uso de bicicletas é apenas uma parte do árduo trabalho.

style.greenvana.com
Fachada de prédio é revestida com mil portas recicladas

O artista sul-coreano Choi Jeong-Hwa utilizou cerca de mil  portas recicladas coloridas para transformar um prédio sem graça de dez andares em uma atração visual.
Jeong-Hwa é um mestre na reutilização de materiais em ambiciosas tentativas de transformar espaços comuns de forma extraordinária.


Ao contar com mil portas recicladas em seu revestimento, o prédio se torna uma obra de arte devido às sensações que desperta em quem passa próximo a ele, já que até então as portas estavam apenas nos corredores internos, mas agora passaram a ocupar o lugar das janelas. A partir daí, passa a permitir uma série de diferentes interpretações.

style.greenvana.com
Pneus Velhos viram muros antirruídos para estradas

Depois de muitos estudos sobre o assunto, pesquisadores espanhóis descobriram que por meio de uma técnica de reprocessamento seria possível construir muros antirruído para as laterais de estradas utilizando pneus velhos como matéria-prima ao invés de concreto, como são normalmente.


Segundo matéria publicada no EcoDesenvolvimento, engenheiros desenvolveram uma técnica de confecção desses painéis, o chamado projeto Ekopan, para dar um novo fim para os pneus reciclados e com um gasto mínimo de energia.

Os pesquisadores comprovaram que o material dos pneus velhos produz uma barreira acústica mais eficiente. Sem falar que as barreiras são mais leves, minimizando também os custos de engenharia durante a construção.

style.greenvana.com
Bicicletas públicas para melhorar trânsito de capital

A cidade de Florianópolis discute implantar um projeto de bicicletas públicas para melhorar a mobilidade pela cidade. Com 40 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas, moradores criticam a falta de investimento na ampliação do uso de bikes para contornar os crônicos problemas de trânsito da cidade, que se agravam no verão, quando a população local cresce consideravelmente devido ao forte turismo.

Para reduzir o descontentamento popular, segundo matéria divulgada no site Meu Transporte, saiu o edital para o  Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis implantar o projeto “Bicicleta Pública – Floribike”, oferecendo aluguel de bicicletas.

Trata-se de uma parceria público-privada com o objetivo de melhorar a experiência de mobilidade urbana pelas ruas de Florianópolis, aliando qualidade de vida à preservação ambiental.
A prefeitura se encarrega de implantar e manter a infraestrutura cicloviária, enquanto o setor privado ficará responsável por manter a locação de bicicletas públicas em 11 estações. Está previsto um total de 68 pontos de aluguel, 111 estações e 1.395 bicicletas públicas distribuídas pelos bairros. As estações farão parte da estrutura ciclística instalada, que será ampliada para atender à demanda.

style.greenvana.com
Morre o músico de jazz Sam Rivers
Artista integrou a banda de Miles Davis e fez turnês com Billie Holiday

Morreu aos 88 anos o saxofonista e compositor Sam Rivers, músico de jazz conhecido pelo talento para o improviso. Ele foi vítima de pneumonia em Orlando, Flórida, nos Estados Unidos, na última segunda, 26. A informação foi divulgada pela agência de notícias France Presse.

Nascido em uma família de músicos, Rivers tocava "bebop" na década de 50 e chegou a sair em turnês com Billie Holiday. Posteriormente, em 1964, ainda fez parte da banda de Miles Davis e gravou ao lado do artista o disco ao vivo Miles in Tokyo.

Rivers ainda fez diversos álbuns próprios, considerados inovadores para a época. Lançou pelo selo Blue Note alguns deles, como Fuchsia Swing Song (vide foto). As parcerias musicais ainda incluíram trabalhos com o baixista Dave Holland e o baterista Tony Williams.

Em 1970, Rivers comprou um apartamento em Nova York que rapidamente foi transformado em um estúdio sempre disposto a receber outros músicos e fãs de jazz. O local acabou sendo transformados em uma das primeiras sedes do movimento "Loft Jazz Scene", que foi se espalhando ao longo da década. Basicamente, consistia na realização de shows nos amplos apartamentos da cidade, lugares que costumavam ser antigos armazéns.

Rivers ainda tocou por quatro anos com a banda United Nations, de John Birks "Dizzy" Gillespie, antes de formar sua própria banda, em Orlando, onde morreu.

rollingstone.com.br
Ingressos para Anthrax e Misfits já estão à venda
Bandas farão show no HSBC Brasil, em São Paulo, no dia 27 de abril de 2012

Já estão à venda os ingressos para a apresentação que as bandas Anthrax (de Joey Belladonna - foto) e Misftis farão no palco no HSBC Brasil, em São Paulo, no dia 27 de abril de 2012. As entradas variam entre R$ 130 e R$ 400. Veja todos os valores abaixo.

Anthrax desembarca na capital paulista aproveitando a passagem pelo país para ser uma das principais atrações do mega festival de heavy metal Metal Open Air, que acontecerá em São Luís, Maranhão, em abril.

O Misfits retorna ao país depois de ter tocado este ano na Virada Cultural, em São Paulo, e no festival Abril Pro Rock, em Recife, além de no Rio de Janeiro. A banda nacional Torture Squad, também escalada para o Metal Open Air, fará uma participação na mesma noite.



Anthrax e Misfits
27 de abril
HSBC Brasil – Rua Bragança Paulista, 1281 - Chácara Santo Antônio
R$ 400 (pista VIP lote 3), R$ 380 (pista VIP lote 2), R$ 360 (pista VIP lote 1), R$ 350 (camarote), R$ 300 (frisas), R$ 250 (cadeira alta), R 160 (pista lote 2) ou R$ 130 (pista lote 1)
Vendas online: www.hsbcbrasil.com.br

rollingstone.com.br