quarta-feira, 1 de agosto de 2012


Osvaldo Fattoruso, precursor do samba-rock, morre aos 64 anos
Músico uruguaio formou junto ao irmão a banda Los Shakers na década de 60

Morreu no domingo, 29, aos 64 anos, o baterista uruguaio Osvaldo Fattoruso, que na década de 60 despontou com a banda Los Shakers, uma das primeiras a experimentar, inspirados nos Beatles, um rock mais latino. O músico já havia superado dois cânceres, mas não resistiu ao terceiro e morreu em Montevidéu, cidade onde morava.

As experimentações do Los Shakers, que Fattoruso formou com o irmão Hugo, renderam misturas do rock inglês com ritmos afrolatinos e desta forma Osvaldo se tornou um dos pioneiros do samba-rock, apresentado em canções como “Never, Never”, um dos grandes sucessos da banda (veja no vídeo abaixo).

Los Shakers também alcançaram o sucesso com outras canções como “Break it All”, de 1966, mas a banda durou apenas até 1968, quando Osvaldo e seu irmão se radicaram nos Estados Unidos, onde tocaram durante muitos anos com o conjunto Opa. Em 2005, os quatro integrantes originais lançaram um novo álbum, Bonus Tracks, com composições inéditas.

rollingstone.com.br

Tulipa Ruiz libera novo álbum para download gratuito
Tudo Tanto é o segundo disco da cantora e tem participações de Lulu Santos, Criolo e Kassin


O aguardado novo álbum de Tulipa Ruiz, Tudo Tanto, foi disponibilizado para download gratuito no site da cantora. A cantora já havia liberado anteriormente as faixas “É”, “OK” e “Dois Cafés”, seu dueto com Lulu Santos, e com a chegada do CD nas lojas os fãs podem baixar livremente aqui.

Tudo Tanto é o sucessor de Efêmera (2010) e, assim como no primeiro CD, tem produção de Gustavo Ruiz, irmão da cantora. O álbum inclui ainda outras parcerias de artistas como Criolo e Kassin.

Veja o clipe “É”, primeiro do novo álbum:
rollingstone.com.br

Marcelo D2 anuncia reunião do Planet Hemp
Rapper confirmou no Instagram que banda fará apenas um show em setembro no Circo Voador, Rio de Janeiro

Marcelo D2 revelou em seu Instagram na noite desta terça, 31, que o Planet Hemp voltará a se reunir para fazer “um show e só” no fim de setembro, no Circo Voador, Rio de Janeiro. Segundo o rapper, a banda irá tocar especialmente o álbum Usuário (1995).

O anúncio foi feito pelo rapper por meio de uma foto com os outros integrantes do Planet Hemp. BNegão, no entanto, que lançou recentemente seu segundo álbum com o Seletores de Frequência, não aparece na imagem, embora tenha participado da última reunião da banda, em 2010, durante a festa de 20 anos da MTV.

Entrevistado pela Rolling Stone em julho, BNegão comentou a possibilidade de um retorno de sua antiga banda. “Nem gosto de falar sobre isso para não criar expectativa, mas acho difícil”, disse, sem rejeitar completamente a possibilidade. “Eu e o D2 passamos muito tempo tretados e voltamos a conversar faz pouco tempo”, explicou para então afirmar que ainda não são “amigos”, mas “colegas”.

Usuário, álbum de estreia da banda, ganhou o disco de ouro e projetou os cariocas com sucessos como “Legalize Já”, “Mantenha o Respeito” e “A Culpa É de Quem?”.

rollingstone.com.br

terça-feira, 31 de julho de 2012


“A banda está mais focada do que nunca”, diz Gene Simmons sobre novo disco do Kiss
Banda também vai lançar livro para colecionador assinado pelos quatro integrantes, revela o baixista

Faz “apenas” quatro décadas que o Kiss lançou seu álbum de estreia. Mas, segundo Gene Simmons, os titãs do hard rock – que vão lançar seu 20º álbum de estúdio, Monster, em 16 de outubro – ainda têm muita bala na agulha.

“A banda está mais focada do que nunca”, disse Simmons à Rolling Stone EUA. “É um ótimo tempo para a banda – revigorada, redefinida, reorientada e renascida”.

Com Simmons e o vocalista Paul Stanley sendo os únicos integrantes originais do grupo, Monster marca o segundo registro consecutivo do Kiss com o baterista Eric Singer e o guitarrista Tommy Thayer (Sonic Boom saiu 2009). Simmons insiste que o novo álbum está lado a lado com os melhores trabalhos da banda.

Monster foi gravado em estúdios de Los Angeles e no arredores da cidade e, como Sonic Boom, foi coproduzido por Stanley e Greg Collins. Embora tenha sido concluído há alguns meses, o baixista diz que não havia nenhum motivo para apressar o lançamento. “Apenas porque você tem muita munição não significa que tem que sair atirando”, diz ele. “Você tem que seguir o seu ritmo.”

As músicas de Monster são agressivas, desde a primeira nota da faixa de abertura e primeiro single “Hell or Hallelujah” à apropriadamente batizada “Wall of Sound”, uma gravação ancorada por uma guitarra serpenteante. O álbum segue até Stanley soltar o lamento final em “Last Chance”.

“Se você gosta de guitarras e bateria, este é o seu lugar”, afirma Simmons. “Nós não estamos fazendo lixo. Não estamos fazendo nada disso. É o básico. Não estamos brincando. Sem baladas, sem coros ou cordas, não há crianças cantando à capela nos vocais de apoio.” Simmons acrescenta que Monster é menos produzido que o clássico Destroyer (1976), e que remete aos três primeiros discos da banda. “Destroyer foi um álbum mais produzido no estúdio”, explica ele. “Para reproduzir Destroyer ao vivo precisaríamos de teclados. Nós amamos isso, mas é um material mais produzido.”

Simmons também admite ter se inspirado em bandas que estão na estrada tocando a íntegra de discos clássicos. Ele tem pensado na possibilidade de tocar Monster do começo ao fim na próxima turnê. “É uma ideia interessante”, diz ele. “Seria o mesmo som do álbum porque foi assim que ele foi gravado. Você não teria que adicionar nada.”

Por enquanto, o músico está curtindo estar na estrada com o Mötley Crüe. “Está sendo fenomenal”, conta ele sobre a turnê, chamada apenas The Tour, que começou nos Estados Unidos na semana retrasada. E como é estar no palco com 62 anos de idade? “Eu sou o Deus que caminha sobre a face deste planeta”, declara.

E como é o estilo do Kiss, ainda há muito mais planejado, além de uma megaturnê e um novo disco. Fora o jogo de adivinhação na página da banda no Facebook, que revela lentamente a arte da capa de Monster, o Kiss lançará nos próximos meses uma edição remasterizada de Destroyer, um DVD intitulado Kissology e um livro de Monster, com edição limitada com fotografias nunca antes vistas e assinado pelos quatro integrantes da banda.

“Você não precisa de um livro para colocar na mesa de centro”, diz Simmons sobre o item de colecionador. “Esta é a mesa.”

rollingstone.com.br

Ouça: Green Day revela inédita “Let Yourself Go”
Música integra o álbum ¡Uno!, que será lançado no dia 25 de setembro


Muita coisa nova do Green Day deve começar a chegar ao público a partir de agora, já que a banda prepara o lançamento de uma trilogia de álbuns inéditos para os próximos meses. Uma nova música deste novo projeto, “Let Yourself Go”, foi revelada em um registro postado pela Alternative Press de uma apresentação ao vivo da banda. Veja abaixo.

Esta é a segunda faixa liberada pelo trio – antes a música “Oh Love” foi revelada como o single de estreia do primeiro dos três próximos álbuns, que receberam o nome de ¡Uno!, ¡Dos! e ¡Tré!. ¡Uno! chegará às lojas em 25 de setembro, com os dois álbuns seguintes previstos para 13 de novembro e 15 de janeiro, respectivamente.

rollingstone.com.br

Saga de O Hobbit será dividida em três filmes
Diretor Peter Jackson confirmou a notícia em um comunicado no Facebook

Peter Jackson confirmou que a saga de O Hobbit, que antecede os acontecimentos de O Senhor do Anéis, será dividida em três filmes. O diretor já havia indicado que pensava na ideia, durante um evento na Comic-Con, mas só agora o anúncio foi feito de forma oficial.

Leia abaixo o comunicado publicado pelo cineasta no Facebook:

“É apenas no final de uma gravação que você finalmente tem a chance de sentar e ver o filme que fez. Recentemente [os roteiristas] Fran [Walsh], Phil [Boyens] e eu fizemos exatamente isso quando vimos pela primeira vez uma prévia do primeiro filme – e uma grande parte do segundo. Estamos realmente satisfeitos com a forma como a história foi se formando, em particular, a força dos personagens e do elenco que os trouxeram à vida. Tudo deu origem a uma simples questão: ‘Queremos aproveitar esta chance para contar mais da história? E a resposta da nossa perspectiva como cineastas, e como fãs, foi um incondicional ‘sim’.

Sabemos o quanto a história permanecerá incontável se não aproveitarmos essa chance. A riqueza da história de O Hobbit: Uma Jornada Inesperada, bem como o material relacionado aos adendos de Senhor dos Anéis permite contar a trajetória completa de Bilbo Bolseiro e o papel que ele desempenhou na às vezes perigosa, mas sempre emocionante, história da Terra Média.

Assim, sem me estender mais, e em nome da New Line Cinema, Warner Bros. Pictures, MetroGoldwyn-Mayer, Wingnut Filmes, e de todo o elenco e equipe técnica de O Hobbit: Uma Jornada Inesperada, gostaria de anunciar que dois filmes vão se tornar três.”

O Hobbit: Uma Jornada Inesperada está em fase de pós-produção e vai estrear nos cinemas brasileiros em 21 de dezembro. The Hobbit – There and Back Again, o segundo filme da trilogia (que ainda não tem título em português), tem estreia prevista para 2013. A terceira parte da continuação não tem nome e nem previsão de lançamento.

rollingstone.com.br
Metallica começará a compor o sucessor de Death Magnetic
“Estou me coçando para escrever há bastante tempo – todos nós estamos –, por isso há muitas ideias”, contou James Hetfield


Em uma entrevista coletiva na Cidade do México no último fim de semana, o Metallica falou sobre os planos para o próximo álbum, informou o Blabbermouth.net. Os músicos confirmaram que estão pensando sobre o sucessor de Death Magnetic (2008).

“Nós não vamos começar a gravar, vamos começar a escrever” disse o baterista Lars Ulrich. “Não sabemos o que está nos inspirando agora”, continuou o vocalista James Hetfield, que disse ainda: “Estou me coçando para escrever há bastante tempo – todos nós estamos –, por isso há muitas ideias”. Robert Trujillo, o baixista, adicionou: “Há um monte de riffs para trabalhar nas jams e isso é muito empolgante para nós”.

Os fãs não devem ficar ansiosos, já que nem a banda sabe como será o processo criativo. “Não temos ideia. Pode ser que seja muito rápido, mas pode demorar um bom tempo. Esta é a beleza da arte”, disse Hetfield. Embora o Metallica tenha gravado Lulu, o álbum em parceria com Lou Reed, em dez dias, os integrantes não têm certeza de como a experiência vai impactar no próximo registro. “Eu penso que tudo que nós fazemos afeta o próximo trabalho de alguma forma. Nós não sabemos como isso vai aparecer. Aquele é um outro jeito de escrever”, afirmou o vocalista. “Acho que isso [Lulu] nos deu confiança para seguir em frente e confiar um pouco mais no momento. Há um outro lado disso que é obsessivo e perfeccionista. Então encontrar o equilíbrio é fundamental.”

O Metallica está no meio de maratona de oito shows na Cidade do México. Em 11 de agosto, a banda segue para São Francisco, nos Estados Unidos, para se apresentar no festival Outside Lands.

Assista a um trecho da coletiva abaixo:
rollingstone.com.br

Ron Carter fará apresentação extra nesta terça-feira, 31, em São Paulo
Baixista, que já tem apresentação gratuita esgotada às 21h, voltará ao palco do Auditório Ibirapuera às 23h

Nesta terça-feira, 31, um dos maiores contrabaixistas do jazz mundial fará duas apresentações gratuitas no Auditório Ibirapuera, em São Paulo. A primeira, às 21h, teve ingressos esgotados rapidamente, o que fez com que fosse agendado um segundo show, às 23h. A distribuição dos ingressos será feita no próprio local, que tem capacidade para 800 pessoas, a partir das 11h.

Ron Carter, ex-integrante da lendária formação do Miles Davis Quintet, estará com seu próprio grupo, o Ron Carter Quartet, que conta com a pianista Irene Rosnes, o baterista Payton Crossley e o percussionista Rolando Morales. O músico comemora os 75 anos recém-completados e apresenta as canções “Seven Steps to Heaven” e “Prayer”, de Miles Davis, e “You Are My Sunshine”, de Jimmie H. Davis e Charles Mitchell, entre outras.

Ron Carter no Auditório Ibirapuera (show extra)
31 de julho, terça-feira, às 23h
Auditório Ibirapuera - Av. Pedro Alvares Cabral, s/n – Portão 2 do Parque do Ibirapuera
Classificação indicativa: Livre
Entrada franca
Distribuição de ingressos a partir das 11h, somente na bilheteria do Auditório do Ibirapuera
www.auditorioibirapuera.com.br
Tel: 3629-1075 ou info@auditorioibirapuera.com.br

rollingstone.com.br